Cambé é a 9a. entre as cidades brasileiras onde o câncer é a principal causa de mortalidade

Estudo realizado pelo Observatório de Oncologia do movimento Todos Juntos Contra o Câncer mostra que em 516 cidades brasileiras o câncer já é a primeira causa de mortalidade. No ranking destas 516 cidades, Cambé figura em nono lugar com 147 mortes em 2015.

Tabela Cancer

Cambé é a nona cidade no Brasil em ocorrências de morte por câncer, entre as 516 cidades do país onde a doença é a principal causa de mortalidade.
Os dados fazem parte de estudo divulgado recentemente pelo Observatório de Oncologia do movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), em parceria com o Conselho Federal de Medicina.
Segundo o estudo, realizado com dados de 2015 do SIM – Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde, em 516 cidades brasileiras o câncer já é a principal causa de mortalidade. Cambé figura em nono lugar entre estas 516 cidades.

Para entender o assunto – Em 2015 foram registradas 209 mil mortes por neoplasias (cânceres) no Brasil. 9.865 destas mortes ocorreram no grupo de 516 municípios onde a doença é a principal causa de mortalidade; 147 destas mortes ocorreram em Cambé.
A região Sul do Brasil lidera com o maior número de municípios onde a doença é a principal causa de mortalidade, com 275 cidades. Destas, 140 no Rio Grande do Sul, 95 em Santa Catarina e 40 no Paraná.

Cambé entre as dez cidades brasileiras onde o câncer é a principal causa de mortalidade – Entre as 10 primeiras colocadas no ranking já citado, aparecem duas cidades paranaenses. Foz do Iguaçu, em sexto na lista, com 309 óbitos em 2015; e Cambé, em nono na lista com 147 óbitos. A primeira cidade da lista é Caxias do Sul (RS),que em 2015 teve 669 mortes por neoplasias.

Câncer avança no Brasil – O estudo alerta que a doença avança no Brasil e caso a trajetória seja mantida, em pouco mais de uma década as neoplasias serão responsáveis pela maioria dos óbitos em todo o país.
Os dados mostram que a maior parte das cidades brasileiras onde o câncer aparece como principal causa de morte estão localizadas nas regiões mais desenvolvidas, justamente onde a expectativa de vida e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humanos) são maiores.
Dos 516 municípios onde os tumores mais matam, 80% ficam no Sul (275) e Sudeste (140), enquanto o Nordeste concentra 9% dessas localidades (48); o Centro-Oeste, 7% (34); e o Norte, 4% (19).

Acima de 60 anos – Com relação à idade, metade dos óbitos se concentra nas faixas de 60 a 69 anos (25%) e de 70 a 79 anos (25%). Em seguida, a maior proporção aparece no grupo com mais de 80 anos (20%). Crianças e adolescentes até 19 anos somaram 19% dos óbitos no mesmo ano.

Matéria publicada originalmente na edição impressa no. 125 do Cambé de Fato, de 08 de maio de 2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s