Número de empresas abertas no Paraná cresce 14% em janeiro

Cidades do interior, como Cambé esperam novo ciclo de desenvolvimento e geração de empregos. 
Na foto de arquivo, a inauguração da rede Lojas Americanas em 2014. 

O Paraná registrou a abertura de 3.303 empresas em janeiro, conforme dados da Jucepar, a Junta Comercial do Paraná. Este número representa um incremento de 14,6% em relação ao total contabilizado no mesmo mês do ano passado, que foi de 2.881. Segundo o presidente da Jucepar, Marcos Sebastião Rigoni de Mello, as estatísticas apontam aumento em todos os segmentos de negócios.

Um dos fatores que contribui para este incremento é o Empresa Fácil Paraná, acessado pelo site empresafacil.pr.gov.br. O sistema integra diferentes órgãos reguladores e licenciadores, permitindo que todos os processos necessários para abrir um novo negócio sejam feitos inteiramente pela internet. Antes desta implantação, o empresário precisava ir pessoalmente em cada órgão para solicitar as licenças para seu empreendimento. O Empresa Fácil Paraná já conta com a adesão de 380 prefeituras paranaenses, além da Receita Federal, Receita Estadual, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Secretaria do Meio Ambiente. Segundo Mello, o sistema reduziu o prazo médio para abrir uma empresa de trinta para cinco dias úteis.

O presidente da Jucepar destacou que o desafio é desburocratizar a Junta e transformar em um órgão 100% digital. O Paraná fechou 2018 com 45 mil e 800 novas empresas abertas, alta de 6% em relação a 2017. Para este ano a expectativa é de crescimento devido à a política do governo Ratinho Junior de atração de investimentos e apoio aos empresários, que geram emprego e renda e vão impulsionar a economia do Estado.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná Foto: arquivo Cambé de Fato

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s