Cambé tem saldo positivo na geração de empregos em fevereiro

Após apresentar saldo negativo na geração de empregos em janeiro, Cambé se recupera e apresenta saldo positivo de 135 vagas em fevereiro, segundo o Caged. Na região, Cambé ficou atrás apenas de Londrina (saldo positivo em 652 vagas) e Ibiporã, que teve saldo positivo de 331 vagas no mesmo mês. Apucarana, Arapongas e Rolândia também apresentaram saldo positivo.

Após um tropeço em janeiro, com saldo negativo de 11 vagas na geração de empregos, Cambé melhora sua posição e apresenta resultado positivo em fevereiro, com saldo de 135 vagas. Segundo o Caged  (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, em fevereiro as empresas da cidade contrataram 875 funcionários com carteira assinada e demitiram 740. A variação é de 0,69%. No acumulado do ano, Cambé apresenta saldo positivo em 121 vagas.  

Saldo positivo na região – Na comparação com cidades da região metropolitana de Londrina, Cambé ficou em terceiro entre as seis cidades que são aferidas pelo Caged. Londrina foi a apresentou o melhor saldo positivo da região, com geração de 652 vagas (6.880 admissões contra 6.228 demissões); Ibiporã teve o segundo melhor saldo positivo, com 331 vagas (752 admissões contra 421 demissões); Cambé vem em terceiro com a geração de 135 vagas (875 contratações contra 740 demissões); Arapongas ficou em quarto, com saldo positivo em fevereiro de 87 vagas (1.335 admissões contra 1.268 demissões); na sequência, surge Apucarana que apresentou saldo positivo de 81 vagas (1.261 contratações contra 1.180 demissões) e por último, Rolândia que mostrou saldo positivo de 37 vagas (759 admissões contra 722 demissões).

Saldo acumulado – As cidades da região também apresentam saldo positivo no acumulado de 2019 (janeiro + fevereiro).  Londrina tem saldo positivo de 1.310 vagas; Ibiporã tem saldo positivo 428; Arapongas apresenta saldo positivo de 291 vagas; Apucarana soma 193 vagas no ano; Rolândia tem saldo positivo de 147 vagas e Cambé vem por último, com saldo positivo de 121 vagas em 2019.

Nota da Redação:  As informações publicadas nesta matéria constam do Relatório Mensal do Caged que leva em conta todas as contratações e demissões efetivadas pelas empresas de uma cidade no mês relatado, o que significa dizer que os dados são oficiais. Por outro lado, ao publicar que o saldo da geração de empregos de uma cidade foi positivo em um mês, não significa que a cidade não apresenta desemprego alto. Significa apenas que as empresas daquela cidade contrataram mais do que demitiram no mês avaliado. A sequência de resultados positivos pode indicar a recuperação da geração de empregos em uma cidade, assim como os resultados negativos na geração de empregos pode mostrar um agravamento da situação de desemprego.

CDF com Caged/Ministério da Economia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s