Em apenas 12 segundos, os policiais militares do 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), conseguiram impedir uma tragédia e salvar uma mulher, de 72 anos, alvo de um ataque de dois cães no fim da manhã desta quarta (27), no bairro Atuba. A mulher foi levado ao Hospital Cajuru. Para conter os animais os policiais precisaram atirar e os cães acabaram mortos no local.
A Rua Cezar Mattar Neto é uma das pacatas ruas do bairro e por volta de 11h00 uma mulher que transitava tranquilamente foi cercada por dois cães (raça Rottweiler e Pit Bull). A viatura policial passava e viu a mulher já caída no chão sem conseguir desvencilhar-se dos animais. “A equipe chegou rapidamente arrastando o pneu da viatura para afastar os animais, mas não teve jeito. Desembarcamos e o parceiro teve que teve que efetuar um disparo”, disse o soldado Evandro Peterle Machado.
Os animais soltaram a mulher, mas avançaram contra os policiais militares, que tiveram que utilizar a arma de fogo para conter o ataque. Os cães acabaram feridos e morreram no local. Ferida, a mulher foi amparada pela equipe e estava com várias escoriações no rosto. Uma ambulância do Siate foi até o local e a encaminhou ao Hospital Cajuru.
O responsável pelos cães foi identificado e levado à Central de Flagrante por lesão corporal culposa e omissão de cautela de animais. O soldado Peterle explica que os proprietários devem prezar sempre pela segurança dos animais e das pessoas, evitando que fiquem nas ruas e acabem fazendo ataques. “Se nesse caso a vítima fosse uma criança ou se o atendimento demorasse um pouco mais, a senhora não estaria viva, por isso o alerta da responsabilidade dos donos com seus animais”, salientou.
Para o soldado Cleverson Aparecido Penter da Silva, há a consternação pela morte dos cachorros, mas a alegria de ter salvado a vida de um cidadão. “Estamos felizes em ajudar a senhora e, nesse caso específico, evitamos que uma tragédia ocorresse”, completou.
Por Marcia Santos, jornalista da PMPR. Fotos: Divulgação PMPR