Universidades Estaduais apresentam demandas ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa

Reitores das sete Universidades Estaduais do Paraná se reuniram com o governador Ratinho Júnior na quarta (3) para apresentar demandas, estabelecer parcerias e ampliar a participação das Instituições de Ensino Superior (IES) nas ações planejadas pelo governo, a partir da infraestrutura e das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas em todas as regiões do Estado. O encontro foi realizado no Palácio Iguaçu, em Curitiba, intermediado pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP) e pelo líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Hussein Bakri (foto).

Durante a reunião com o governador Ratinho Júnior os reitores expuseram sobre os trabalhos realizados nas IES, que estimulam o desenvolvimento regional, com destaque para as cidades do interior do Estado. A presidente da APIESP, professora Fátima Padoan, reitora da UENP, entregou ao governador documento que expõe detalhadamente o trabalho de cada uma das sete Universidades Estaduais, e apresenta informações sobre serviços, ações de extensão, atendimento à comunidade e as pesquisas desenvolvidas.

As apresentações dos sete reitores na reunião ressaltaram que as Universidades Paranaenses atendem diretamente cerca de 100 mil estudantes de graduação e pós-graduação, e oferecem 377 cursos de graduação, mais de 300 especializações, além de 186 mestrados e 83 doutorados. As IES públicas estaduais do Paraná aglutinam 7.685 professores, dos quais 90% são doutores, e mais de 8.800 agentes universitários. Para a presidente da APIESP, as Universidades desempenham papel fundamental no desenvolvimento do Estado, uma vez que a inovação está fortemente atrelada às atividades acadêmicas que promovem o conhecimento científico nas diferentes áreas.

“Temos consciência do nosso dever. Estamos a frente dos demais estados porque nossas Universidades são ferramentas estratégicas para o desenvolvimento”, afirmou a presidente. O reitor da UEL e atual vice-presidente da APIESP, Sérgio Carvalho, afirmou que as sete Universidades, enquanto autarquias públicas, impactam diretamente na vida da população mais carente, pois oferecem ensino superior público gratuito, além de centenas de serviços nas áreas de saúde e assistência social por meio de projetos de extensão universitária.

“O governo tem grandes desafios e nós queremos estar lado a lado”, discursou o reitor da UEL. Ele destacou a necessidade do governo do Paraná estabelecer um marco regulatório que normatize a prestação de serviços das Instituições Públicas de Ensino Superior. Esta modificação legal poderá dar maior agilidade para que as Universidades realizarem a tão propalada inovação, transformando o conhecimento gerado nos laboratórios em produtos e novos serviços.

O deputado estadual Hussein Bakri definiu o encontro como um esforço de aproximação entre as Instituições e o governo estadual. Segundo ele, na última gestão dos governos Beto Richa e Cida Borguetti, apesar de algumas iniciativas, as Universidades ficaram isoladas, sem conseguir estabelecer maior interlocução. “O governo quer ampliar o diálogo e esta é uma primeira visita para ouvir demandas e estabelecer o canal de comunicação efetivo”, disse.

O futuro superintendente da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), professor Aldo Bona, afirmou que a reunião foi importante para iniciar uma conversa mais próxima entre as duas partes, e que a proposta do trabalho coletivo tem como foco a inovação. “Aqui estão os protagonistas deste projeto que busca construir um Estado mais inovador. As Universidades estão dispostas a isso”, discursou Aldo Bona.

Superintendência de Ensino Superior

O governador Ratinho Junior explicou que a proposta de tornar a atual SETI uma superintendência obedece recomendação de consultoria externa contratada pela atual gestão e que ainda depende da aprovação da Reforma Administrativa, que deverá ser votada na ALEP. Ele afirmou que não se trata de reduzir a importância da pasta, mas proporcionar um diálogo transversal entre as Universidades com diversos órgãos governamentais que promovem a saúde e a educação, por exemplo. “Como superintendência ligada diretamente ao governo e à Casa Civil, as demandas poderão transitar e fortalecer ações em várias secretarias, mas eu não tenho qualquer problema em rever ou ampliar esta discussão”, afirmou o governador. Segundo ele, as Universidades têm grande potencial para colaborar com a modernização da máquina pública e também com o desenvolvimento do Estado, que ainda possui bolsões de miséria que precisam ser atacados. O governador se mostrou favorável ao que chamou de eficiência financeira, tendo em vista que as autarquias possam gozar da autonomia para decidir gastos e investimentos. “Meu convite é para que possamos pensar o Paraná juntos”, discursou ele.

Reunião na ALEP

Além deste encontro, no início da tarde, os representantes das Universidades foram recebidos por deputados estaduais, no auditório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALEP. O presidente do Legislativo Estadual, deputado Ademar Traiano, afirmou que a casa está aberta para mediar o diálogo entre governo e as Universidades, buscando a eficiência das Instituições.

O deputado Tercílio Turini, segundo vice-presidente da Assembleia, elogiou a busca pela maior interlocução entre as Universidades e os poderes executivo e legislativo. Destacou que é necessário estabelecer critérios para atendimento de demandas urgentes das Instituições, como a reposição de servidores e professores aposentados e a suplementação de recursos no orçamento deste ano.

Também participaram da reunião na ALEP os deputados Luis Cláudio Romaneli, Arilson Chiorato, Nelson Luersen, Márcio Pacheco, Emerson Bacil, Soldado Fruet, Jorge Brand (Goura), além do líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Hussein Bakri.

Matéria de Pedro Livorati para Agência UEL Foto: Divulgação UEL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s