Governo do Estado realiza ações de promoção da saúde e de combate ao câncer

O Governo do Estado promove nesta segunda-feira (8) ações de orientação e conscientização para marcar o Dia Mundial da Saúde e Dia Mundial de Combate ao Câncer. As datas são comemoradas dias 7 e 8 de abril. Os serviços acontecem no calçadão na Boca Maldita, no Centro de Curitiba, das 13h00 às 17h00, mas a data será lembrada também em diversas ações em cidades do interior. Segundo uma pesquisa feita ano passado, pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde (MS), mais de 40 mil casos novos de câncer no Paraná são estimados para 2019, sendo 24.830 em homens e 18.750 em mulheres.

Na programação serão ofertados aferição de pressão arterial, exame de glicemia, coleta de sangue e o cadastro de possíveis doadores de medula óssea. Haverá distribuição das cartilhas de direitos dos pacientes com câncer; orientações sobre tratamento de dores específicas causadas pelo tratamento de quimioterapia; orientações gerais sobre saúde e práticas integrativas, com a presença de médicos, cirurgiã-dentista e enfermeiros.

O público terá acesso a sessões de auriculoterapia – terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, sendo por isso muito semelhante à acupuntura – e massagens relaxantes, além de oficinas de beleza, com exposições de bijuterias e atividades culturais e de lazer. “Mais uma ação de rua, também de cidadania que possibilitará a população receber atendimentos e orientações para melhorar a saúde, a qualidade de vida e para combater o câncer”, destacou o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

Para o secretário da Saúde, Beto Preto, toda ação de mobilização e que trata de saúde é fundamental. “É muito importante levar informação e serviços para a população. Essas ações conjuntas em prol da sociedade são bandeiras do Governo do Estado”, disse ele.

Parceria – A ação será promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, em parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), do Comando da 5ª Região Militar do Exército Brasileiro e parceiros voluntariados das seguintes instituições: Pequeno Cotolengo Paranaense; Hospital Erasto Gaertner; Hospital Erastinho; Hospital de Clínicas; Instituto Humanista e Solidariedade (Humsol); Instituto Atitude na Cabeça; Rede Feminina de Combate ao Câncer; Associação das amigas da Mama; Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale); Associação Paranaense da Criança com Neoplastia; Faculdade Abrate; Hemepar; Nota Paraná; Projeto Remama, Projeto Saúde Bucal em Foco e as ONGs União Traz a Cura; Sementes da Vida e Mãos Sem Fronteiras e participação do saxofonista, Salvador Tenedine.

Conscientização As datas comemoradas nos dias 7 e 8 de abril reforçam a conscientização e a importância dos cuidados com a saúde e com o incentivo, prevenção, detecção e tratamento aos tipos mais comuns de câncer – pele, cérebro, cólon, próstata, ginecológico, fígado, rim, leucemia, pulmão, ósseo e bexiga, infanti, pancreático e mama.

CDF com ANPr. Foto: Divulgação/SEJUF

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s