Museu Histórico de Cambé promove exposição indígena e convida público à reflexão

O Museu Histórico de Cambé, órgão da Secretaria de Cultura de Cambé, realiza entre os dias 22 de abril e 10 de maio a Exposição Indígena, onde serão exibidas peças de artesanatos e artefatos característicos como máscaras, armas e cestarias indígenas. Todo o material é resultado de doações feitas pela Funai e outras instituições para o Museu de Cambé, desde a sua fundação, há 33 anos.

Para Eloisa Camargo, do Museu Histórico, a Exposição é também um convite a uma reflexão. “Queremos que as pessoas reflitam sobre a situação indígena atual. Muitas pessoas pensam que os índios nem existem mais e não fazem ideia de suas lutas diárias”, diz Eloisa.

Fazendo eco nesta fala, é importante ressaltar a situação atual da Funai, que enfrenta grandes dificuldades em exercer seu papel junto aos povos indígenas do país. Basta citar o exemplo da servidora Ellen Cristina de Almeida, que cuida, sozinha, sem quase nenhuma estrutura, de 10 mil indígenas no Mato Grosso do Sul. Esta história é mostrado em matéria de Ciro Barros para a Agência Pública, publicada pelo cambedefato.com que você pode ler neste link: https://cambedefato.com/2019/03/26/operando-com-10-do-orcamento-funai-abandona-postos-e-coordenacoes-em-areas-indigenas/ . A foto abaixo mostra Ellen Almeida em seu trabalho.


A Funai tem grandes dificuldades em continuar seu trabalho junto aos povos indígenas. No Mato Grosso do Sul, uma única servidora da Funai atende 10 mil indígenas (foto). 

Agenda – A Exposição Indígena estará aberta ao público entre os dias 22 de abril (segunda) e 10 de maio (sexta), sempre de segunda à sexta, das 9h00 às 11h00 e das 13h30 às 16h30. O Museu também oferece visitas monitoradas para escolas do município com acompanhamento de estagiários do Museu. As visitas monitoradas devem ser agendadas com antecedência pelo fone 3174-0291.

O Museu Histórico de Cambé fica no Centro Cultural de Cambé, na esquina das ruas Portugal e Pará, no Centro de Cambé.

CDF com SeCom/PMC . Fotos: SeCom/PMC e Ellen Cristina de Almeida/Arquivo pessoal (Funai)

#exposicaoindigena #indios #funai #centroculturaldecambe #museuhistoricodecambe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s