Começam as inscrições para eleição que vai escolher os cinco novos conselheiros tutelares de Cambé; prazo vai até sexta (10) e o salário é de R$ 3,4 mil por mês

cambedefato.com / 06 de maio de 2019.

Começaram nesta segunda (06) as inscrições para os interessados em disputar uma vaga no Conselho Tutelar de Cambé. São cinco conselheiros que iniciam trabalho a partir de 10 de janeiro de 2020, com mandato de quatro anos e remuneração de R$ 3.470,00 mensais. O regime é de dedicação exclusiva e sem direito a horas extras.

As inscrições só podem ser feitas pessoalmente na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Rua Francisco Delgado Sanches, nº 189, – antigo IBC), no período de 06 a 10 de Maio de 2019, das 09h00 às 11h00 e das 13h30 às 16h00.

O Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Cambé publicou a Resolução 003/19 que normatiza a eleição para os cinco novos membros que vão atuar no Conselho Tutelar de Cambé.

A resolução exige que para efetivar a inscrição, os candidatos sejam maiores de 21 anos; residam em Cambé há dois anos; tenham, no mínimo, ensino médio completo; estejam em dia com a Justiça Eleitoral; que apresentem atestado de idoneidade moral; certidão cível e criminal das comarcas onde o candidato tenha residido nos últimos cinco anos; cópias do RG e CPF; atestado médico de saúde psicológica e física e que tenham experiência de no mínimo dois anos na área de defesa e/ou atendimento dos direitos da criança e do adolescente, entre outras exigências e documentos que podem ser conferidos no edital (link no final da matéria).

Sistema da eleição – Todos os candidatos farão uma Seleção Prévia (inscrição, prova escrita sobre legislação específica; prova de noções básicas sobre informática e prova de títulos). Todas estas etapas são eliminatórias e os 30 candidatos aprovados em todas as etapas e com melhor pontuação, vão disputar as cinco vagas em eleição direta, universal e facultativa, marcada para o dia 06 de outubro de 2019. Todos os eleitores, regularmente inscritos e em dia com suas atribuições com a Justiça Eleitoral poderão votar na eleição. O voto não será obrigatório.

Seleção prévia – A primeira etapa do processo que vai selecionar os 30 candidatos que vão disputar no voto direto as cinco vagas do Conselho Tutelar de Cambé é a etapa de inscrições. Os que tiverem suas inscrições homologadas serão submetidos a duas provas (a primeira, escrita sobre legislação específica e a segunda, escrita e prática sobre informática). Os candidatos que obtiverem pontuação minima de 50 pontos (50%) nas duas provas seguem para a prova de títulos, onde poderão apresentar comprovação de experiência profissional ou formação acadêmica na área de atendimento à crianças e adolescentes.

Provas – Os candidatos que forem aprovados no processo de inscrição, terão uma maratona de provas que começa com a prova escrita, prevista para ser realizada no dia 10 de junho (segunda) das 18h30 às 21h30 na Escola Municipal Professor Jacídio Correia (Rua Barão do Rio Branco, 255 Centro). A prova escrita exigirá dos candidatos conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA/Lei 8.069/90); sobre a Constituição Federal do Brasil (Ordem Social – Arts. 193 a 232); sobre a Lei Orgânica do Município e sobre a Rede de Serviços Públicos Municipais. A prova tem caráter eliminatório e vale 100 pontos. Para a sua classificação, o candidato tem que obter a pontuação mínima de 50 pontos.

Na sequência, os aprovados enfrentam a prova escrita e prática de noções práticas de informática, também de caráter eliminatória, que será realizada no dia 01 de julho de 2019, das 18h30 às 21h30, também na Escola Municipal Professor Jacídio Correia. Nesta prova, serão exigidos conhecimentos sobre Sistema Operacional; Editor de Texto e Internet. A prova também vale 100 pontos e o candidato deve obter pontuação mínima de 50 pontos.

Em seguida, os classificados nas duas provas enfrentam a prova de títulos, que consiste na avaliação de atuação profissional direta na área da criança e do adolescente, formação e aperfeiçoamento profissional. A prova de títulos está marcada para o dia 24 de julho (quarta), das 09h00 às 11h00 e das 13h30 às 16h00, na Rua Francisco Delgado Sanches, nº 189, (sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, no antigo IBC), onde os candidatos deverão entregar os documentos para avaliação.

A prova de títulos avaliará primeiramente a experiência profissional do candidato na área da criança e do adolescente. Serão consideradas as atividades profissionais em órgãos públicos, entidades e organizações sociais ou atividade autônoma cuja função tenha como objeto o atendimento direto à criança e adolescente. O exercício de atividade voluntária e estágio não serão considerados para efeito de pontuação de experiência na área da criança e do adolescente. A experiência terá que ser comprovada com a juntada de documentos previstos no Edital. Este quesito terá nota máxima de 30 pontos para o candidato.

O aperfeiçoamento profissional do candidato também será avaliada na prova de títulos e terá um peso total de 20 pontos. Os diplomas de curso superior em áreas como Direito, Serviço Social, Pedagogia, Psicologia, Ciências Sociais ou outro curso com licenciatura valem 10 pontos. Cursos superiores sem licenciatura, valem cinco pontos. Também serão considerados certificados de especialização profissional, como cursos de mestrado e doutorado na área de ciências humanas ou sociais aplicadas, em área relacionada à temática da criança e do adolescente. Serão considerados ainda a participação em eventos, cursos e seminários, respeitando a pontuação máxima de 20 pontos no quesito.

Acesse a Resolução – Os interessados podem acessar o link da Resolução 003/19 por aqui. A Resolução traz o detalhamento das informações sobre o processo eleitoral que vai escolher os cinco novos conselheiros tutelares de Cambé. Para informações complementares, a Secretaria de Assistência Social pede que os interessados entrem em contato pelo fone 3174-0294.

CDF com PMC e redes sociais. Foto: redes sociais.

#CMDCA #conselhotutelar #criancaeadolescente #cambe

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s