UPA 24 horas de Cambé fica sem pediatras mais uma vez

cambedefato.com /19 de maio de 2019.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Cambé ficou sem pediatra toda a tarde deste domingo (19) e ficará sem plantão de pediatria até às 7h00 da segunda (20). Os pais que procuram atendimento pediátrico para seus filhos passam por triagem e são encaminhados para o atendimento na Santa Casa de Cambé. A nossa reportagem esteve no local e a falta de atendimento pediátrico foi confirmada por recepcionistas da UPA 24 horas, no domingo às 17h15.

A falta de pediatras na noite deste domingo aconteceu por um furo (falha) na escala de plantonistas, já previsto desde o início do mês de maio, e que não foi resolvido pela Secretaria de Saúde Pública de Cambé. Já a falta de pediatras no período da tarde não teve o mesmo motivo, já que havia duas profissionais escaladas no horário.

Escala traz informações – A escala de médicos em atendimento na UPA, publicada no início de maio, traz o nome dos médicos que vão prestar serviços de plantão de clínica geral e também de pediatria durante o mês e está afixada no saguão de entrada da unidade. Segundo informações da recepção da UPA, só haverá pediatra na unidade na segunda (20) a partir das 7h00. A informação bate com a escala.

Falta pode se repetir no próximo sábado (25) – Ainda segundo a escala de plantonistas de pediatria, o próximo final de semana pode ser particularmente difícil para quem precisar do socorro de um pediatra. Na escala, não há previsão ainda de atendimento pediátrico no sábado (25) das 7h00 às 13h00. Ainda pela escala, às 13h00 entram duas plantonistas de pediatria e atendem até as 19h00. Das 19h00 do sábado (25) até às 7h00 do domingo (26), também não há previsão de atendimento pediátrico na UPA. Evidente que esta falta (furo na escala) pode ser resolvido a tempo pelos gestores da Saúde Pública e a falta de atendimento de pediatria para o próximo final de semana pode ser evitado.

Assunto repercute – A reiterada falta de plantão pediátrico na UPA tem repercutido nas redes sociais e fez eco na Câmara de Vereadores e também na Prefeitura de Cambé. Após a falta de pediatras no domingo (12), quando a unidade ficou cerca de 24 horas sem plantonista, houve manifestação de vereadores e outras autoridades em redes sociais, cobrando dos gestores uma solução para a falta de pediatras na escala de plantão. Também houve intensa manifestação da comunidade, particularmente de pais de crianças, também cobrando providências do poder público e dos gestores da saúde pública de Cambé.

O outro lado – O cambedefato.com coloca seu espaço à disposição para explicações e posicionamentos da Câmara de Vereadores; da Prefeitura de Cambé, em particular da Secretaria Municipal de Saúde; do Conselho Municipal de Saúde e também do Cismepar, entidade que intermedia a contratação de pediatras para o plantão da UPA. Nosso contato pode ser feito pelo e-mail cambedefato@bol.com.br.

Redação CDF. Fotos: Luiz Cesar Lazari/cambedefato.com

#upacambe #pediatras #plantaopediatrico #cambe #saude

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s