Epidemia de dengue alcança mais cinco cidades do Paraná; Cambé está em “estado de alerta”, com 142 casos confirmados

cambedefato.com / 21 de maio de 2019.

A nova edição do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgada nesta terça (21) lista mais cinco municípios no rol dos que estão em epidemia de dengue: Peabiru, Quinta do Sol, Cruzeiro do Oeste, Paranapoema e Jacarezinho. Ao todo, já são 35 municípios nesta situação no Paraná. O estado já soma 8.158 casos confirmados e 53.346 notificações da doença.

Epidemia e estado de alerta – A epidemia de dengue é confirmada depois que a cidade aponta, proporcionalmente, mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Em alerta estão outros 41 municípios paranaenses que registram mais de 100 casos por 100 mil habitantes.

Este é o caso de Cambé, que segundo o boletim da Sesa tem 142 casos confirmados, com um índice de incidência de 134,85 casos por 100 mil habitantes. A cidade também tem 1.292 notificações, das quais 655 já foram descartadas.

Envolvimento da população – O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto pede o envolvimento de toda a população na prevenção e combate à doença. “Toda a população deve estar envolvida no combate à dengue. O Paraná precisa da ajuda de todos para acabar com os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença”, alerta o secretário, ressaltando que 80% dos focos de mosquitos se formam nos quintais e dentro das residências, principalmente nos recipientes que acumulam água parada. “Temos que eliminar os focos para o controle da dengue, para nosso bem-estar e de nossa família”, afirma Beto Preto.

Dados – O informe epidemiológico da semana aponta 8.158 casos confirmados de dengue no Paraná. São 1.386 a mais que na semana anterior, que apresentou 6.772 casos confirmados. Os casos autóctones, contraídos na própria cidade de residência, são 7.869 e 21 municípios apresentaram autoctonia pela primeira vez.

CDF com ANPr. Fotos: arquivo ANPr/CDF.

#dengue #sesa #parana #governodoparana #saude #cambe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s