Dengue explode em Cambé: 212 casos confirmados

Casos confirmados de dengue em Cambé aumentam 665% em sete semanas e cidade pode estar caminhando para uma epidemia da doença. De uma semana para outra, Cambé registrou 70 novos casos. Em sete semanas, são 180 novas confirmações. O Paraná se aproxima de 10 mil casos confirmados da doença.

cambedefato.com / 29 de maio de 2019.

Cambé já tem 212 casos confirmados de dengue segundo o Boletim Epidemiológico no. 35 da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa). O Boletim foi divulgado no dia 28 de maio (terça) e traz os casos contabilizados de 29 de julho de 2018 a 25 de maio de 2019.

Cambé aumentou 70 casos de dengue do último boletim para este. Em 18 de maio a cidade tinha 142 casos confirmados e agora tem 212.

Levando em conta os casos confirmados nas últimas sete semanas, o crescimento é de 665%. De 32 casos confirmados em 13 de abril, para 212 nesta semana.

Com o número atual confirmado, Cambé passa a ter 202,27 casos confirmados de dengue para cada 100 mil habitantes. O número mantém a cidade no grupo de cidades em situação de alerta (com mais de 100 e menos de 300 casos para 100 mil habitantes), mas aproxima Cambé da situação de epidemia, quando são alcançados 300 casos para cada 100 mil habitantes. A cidade também tem ainda 1.464 casos notificados, com 688 descartados.  

A caminho da epidemia – De acordo com os números do último Boletim da Sesa, faltam 98 casos confirmados para Cambé ficar tecnicamente em situação de epidemia de dengue. Com 310 casos confirmados a cidade atinge o patamar de 300 casos para cada 100 mil habitantes e estará em epidemia de dengue.

Pode ser muito pior – O crescimento da doença em Cambé pode ser ainda maior e a situação atual muito pior. Uma fonte não oficial do cambedefato.com revela que os casos confirmados de dengue em Cambé podem já ter superado a marca dos 300 casos. Segundo esta fonte, já seriam ao menos 302 casos confirmados, o que já levaria a cidade para uma situação de epidemia de dengue. A informação não é oficial e ainda não foi confirmada, mas foi postada em uma conta particular de uma rede social no dia 25 de maio, o mesmo dia do fechamento do Boletim 35 da Sesa.

O que diz a Prefeitura – O cambedefato.com solicitou a posição do Município de Cambé quanto ao crescimento do número de casos de dengue e ainda a confirmação ou não se a cidade já teria 300 casos confirmados e se já estaria em situação de epidemia. Até o fechamento desta matéria não houve resposta. Quando a municipalidade se manifestar, editaremos o texto, acrescentando as informações.

Paraná chegando em 10 mil casos – O Paraná já tem 9.976 casos confirmados de dengue, com 60.393 notificações da doença (24.990 suspeitas já descartadas). Da semana passada para esta, o Paraná confirmou mais 1.818 novos casos confirmados de dengue; 70 novos casos são de Cambé.

No Paraná, 44 municípios já estão em situação de epidemia; 46 em situação de alerta (é o caso de Cambé) e 110 municípios com casos confirmados mas ainda sem alerta.

CDF com Sesa. Foto: CDF/arquivo e Fundação Oswaldo Cruz.

#dengue #cambe #saude #epidemia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s