Sociedade Rural do Paraná comemora 73 anos com muita história

Entre outras atividades, a Sociedade Rural do Paraná promove a ExpoLondrina, um dos maiores eventos do agronegócio do país. Em sua última edição, além das atrações artísticas e de lazer, e da comercialização de animais, a Expo também foi anfitriã da Sede do Governo do Paraná.

cambedefato.com / 22 de junho de 2019.

A Sociedade Rural do Paraná (SRP) comemorou na última quarta-feira, 19 de junho, 73 anos de criação. Uma história de conquistas com foco nas prioridades e interesses dos agropecuaristas, mas também de luta por melhorias para toda a região norte do Paraná.

Através de suas diretorias e conselhos, a Sociedade Rural do Paraná vem, nas últimas décadas, gestionando pelo interesse de seus sócios mas também pelos interesses da sociedade civil organizada do Paraná, se consolidando com uma das referencia como entidade.

Lutas como a duplicação da PR 445, melhorias no aeroporto de Londrina, Contorno Norte de Londrina, entre outras foram encampadas pela entidade em parceria com outras representações, por serem demandas prioritárias para o crescimento da economia e desenvolvimento regional.

O posicionamento contrário da SRP em relação ao Paraná Livre de Aftosa Sem Vacinação (independente de outros Estados) deixa claro que a entidade prioriza o planejamento responsável da atividade e do produtor rural.

Nestes 73 anos, a Sociedade Rural do Paraná acompanhou e sempre apoiou as inovações sustentáveis do setor. Durante a ExpoLondrina – um dos principais eventos de negócios e lazer do Brasil, realizado pela SRP,  o investimento em eventos técnicos científicos cresce a cada ano. A entidade acredita na integração do agronegócio com a Tecnologia da Informação (TI).

Em 2017 inaugurou a Aceleradora Go SRP Agritech em parceria com o Sebrae e Senai, que faz parte do Programa SRP VALLEY focado em tecnologia e projetos para o agronegócio, resultado da ExpoLondrina 2017, edição que marcou a união destas duas frentes. O programa engloba o Pavilhão Smart Agro, o Hackathon Smat Agro, a Acelerador Go SRP Agritech e o Coworking SRP.

História  –  A história da SRP começou com a criação da Associação Rural de Londrina (ARL – 1946) e que teve como primeiro presidente Hugo Cabral (também prefeito de Londrina). Em 1955, a ARL realizou a 1ª Exposição de Pecuária e a 2ª Agrícola no Jockey Club de Londrina (a 1ª Agrícola foi no mercado Shangri-lá). A primeira compra de terras para montar o Parque Ney Braga foi escriturada em 1958. A construção da sede e dos primeiros pavilhões, muito deles doados por pioneiros, iniciaram em 1961. A entidade passou a se chamar SRP em 1970. Hoje o Parque Ney Braga é referencia para eventos e ações políticas do segmento

Faz parte ainda do “currículo” da entidade o início da parceria com a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) em 1962, as negociações para a criação do IAPAR em Londrina, em 1972, e das discussões para a criação da Embrapa Soja, um apoio claro a pesquisa. Ações administrativas e politicas da SRP ajudaram o país a ter uma pecuária e agricultura fortes. Boa parte desta história se encontra no Museu da SRP, inaugurado em 2010, no Parque de Exposições Ney Braga.

“É uma história construída com a participação de muitos e de vários segmentos em diversas esferas. Uma história que devemos nos orgulhar”, disse o atual presidente da SRP, Antonio Sampaio. Com 73 anos, a Sociedade Rural do Paraná realizará, em 2020, a 60ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.

CDF com assessoria. Fotos: SRP/divulgação.

#srp #agronegocio #agropecuaria #parana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s