UPA pode ficar 36 horas sem pediatra neste final de semana

cambedefato.com / 22 de junho de 2019.

A UPA 24 Horas de Cambé pode ficar 36 horas sem plantão pediátrico neste final de semana (sábado/22 e domingo/23).

A informação já estava prevista na tabela de plantão, afixada na própria UPA e foi confirmada pela enfermagem do local.

Até as 19h00 horas deste sábado (22), há plantão pediátrico na UPA, mas pela previsão da chefia de enfermagem, com base na tabela de plantão, a Unidade ficará sem pediatra das 19h00 deste sábado (22) até as 7h00 da segunda (24).

Em outras palavras, se nada mudar, a UPA fica sem pediatra o sábado à noite (a partir das 19h00); toda a madrugada, manhã, tarde e noite de domingo; e ainda toda a madrugada de segunda (24), pois a previsão é que só haverá médico pediatra na segunda, a partir das 7h00 da manhã.

Ainda segundo a coordenação de enfermagem, todas as crianças que procurarem a UPA no período em que não houver pediatra de plantão, serão avaliadas pela enfermagem. Os casos mais graves serão atendidos pelo clínico geral da UPA, que pode encaminhar para o plantão pediátrico da Santa Casa de Cambé. Os demais casos receberão orientação da enfermagem.

Problema recorrente e sem solução – A falta de pediatras no plantão da UPA já é um problema recorrente e crônico da saúde pública de Cambé. O assunto já foi tema principal em audiências públicas da Saúde, em reuniões entre vereadores e autoridades da Prefeitura, em vídeos e diversas postagens em redes sociais reclamando da situação.

A Prefeitura, por sua vez, tem postado informações que está cobrando a situação do Cismepar, órgão responsável pela contratação de profissionais médicos para os plantões da UPA, mas até o momento não rescindiu contrato com o órgão.

No início do mês a Prefeitura informou, através de redes sociais, que fez uma parceria com a Santa Casa, para que o hospital atendesse os casos mais graves, quando não houver pediatras na UPA.

Mas a verdade é que, até o momento, não há resolução satisfatória para a constante falta de pediatras na UPA.

Redação e fotos: Jornal Cambé de Fato (cambedefato.com).

#upasempediatra #upacambe #saudecambe #cambe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s