Nova ferramenta tecnológica reduz tempo e aumenta eficácia do treinamentos de colaboradores

Utilizando óculos de Realidade Virtual com vídeos em 360º, nova ferramenta reduz o tempo do treinamento, aumenta a absorção do conteúdo, evita riscos à saúde do colaborador e danos em equipamentos, além de fornecer feedback de desempenho em tempo real para a equipe avaliadora. O aplicativo será lançado na quinta (11) com palestra de Rodrigo Saporiti (foto).

cambedefato.com / 04 de julho de 2019.

Uma nova ferramenta tecnológica que está sendo lançada pela Realidade Aumentada Brasil já é tendência para treinamentos de colaboradores em segurança do trabalho. Utilizando óculos de Realidade Virtual (RV) com vídeos em 360º, essa ferramenta permite uma completa imersão no ambiente real em que o colaborador atua ou vai atuar. Um treinamento convencional leva em média dois dias, incluindo integração com os gestores, os ambientes da empresa, apresentação de equipamentos e manuais de utilização, entre outros. Promover o treinamento com rapidez e eficácia é um grande desafio para muitas empresas e indústrias.  Com o óculos de RV e vídeos em 360º o treinamento e integração podem ser feitos em algumas horas.

“A palavra-chave é tempo”, resume o empresário Nivado Benvenho, diretor da Midiograf e da Realidade Aumentada Brasil. “As empresas precisam de mais qualidade e menos tempo de treinamento. O primeiro ponto é a redução de dois dias para uma hora. O impacto para o colaborador é imediato porque ele aprende mais rápido e com mais segurança. A absorção do conteúdo chega a 90%, enquanto o treinamento convencional gera em média 30%. Ao iniciar a atividade no seu local de trabalho, o colaborador já teve uma experiência real das tarefas no ambiente virtual em 360º e isso evita riscos para a saúde e danos aos equipamentos, uma vez que ele conheceu com detalhes reais o processo e as máquinas que ele vai operar”, destaca Nivaldo Benvenho.

Para a equipe avaliadora o feedback é imediato, sendo possível identificar as dificuldades que o colaborador tem em relação às tarefas, uma vez que ele está experimentando e interagindo no vídeo com o ambiente em que vai trabalhar. Utilizando o óculos de RV com vídeos em 360º o colaborador mantém a atenção voltada para o tema do treinamento. No modelo convencional, com vários colaboradores em uma sala, facilmente a atenção se dispersa. “A equipe avaliadora consegue identificar rapidamente as necessidades de treinamento complementar, agilizando todo esse processo”, afirma Benvenho. Além da aplicação para treinamentos em empresas e indústrias, a nova ferramenta pode ser utilizada nas mais diversas áreas como comercial, educação, militar, medicina. “É possível utilizar o óculos de RV com vídeos em 360º para treinar equipes de representação, de vendas, de atendimento”, acrescenta Benvenho.

A produção do conteúdo para o treinamento com óculos de RV e vídeos em 360º vai muito além dos equipamentos tecnológicos necessários, como explica o produtor de vídeo e diretor da Realidade Aumentada Brasil, João Rodrigo Milanez. “Desde o roteiro até a captação de imagens, tudo é produzido com objetivo de apresentar ao colaborador um conteúdo educativo, abrangente, com vários recursos de interatividade e, ao mesmo tempo, atraente e motivador. Para as equipes de RH ou de avaliação, essa ferramenta é muito fácil de ser aplicada e ainda fornece feedback em tempo real”, afirma João Rodrigo Milanez. 

Treinamento tradicional dificulta a contratação de jovens adultos

A utilização de novas tecnologias é tendência na área de treinamento e integração de colaboradores, como reforça Rodrigo Saporiti, publicitário, professor de Gerenciamento de Empresas, coordenador editorial e palestrante em cursos e treinamentos em empresas nacionais e multinacionais. “A utilização dos mais avançados recursos de tecnologia em treinamentos é a nova forma de ver o adulto aprendendo e isso tem a ver também com a geração X, geração Y. Hoje, colocar um adulto jovem numa sala de treinamento convencional, com lousa, e tentar fazer isso ser dinâmico vai ficar cada vez mais difícil e a empresa não vai conseguir reter novos talentos”, alertou.

No próximo dia 11 de julho (quinta), Rodrigo Saporiti estará em Londrina a convite da Realidade Aumentada Brasil para o lançamento do Treinamento em Segurança do Trabalho com Óculos de Realidade Virtual em 360º. Ele vai proferir palestra sobre “Desafios dos treinamentos: a constante evolução” na abertura do evento. “Os novos recursos tecnológicos são a ponte entre o treinamento convencional e suas metodologias de educação de adultos e essa nova forma de treinar usando tecnologias e metodologias ativas, divertidas e interativas. Um treinamento de segurança, por exemplo, contra incêndio com o óculos de realidade virtual evita expor o colaborador a riscos. Essa tendência é irreversível”, afirma Rodrigo Saporiti. 

Evento de lançamento terá imersão em nova tecnologia

A Realidade Aumentada Brasil fará o lançamento da nova tecnologia em treinamento de segurança do trabalho com óculos de realidade virtual 360º no próximo dia 11 de julho, às 18h30, no Recinto Milton Alcover – Parque Ney Braga. O evento, com o apoio do Senai, é gratuito e aberto para empresários, engenheiros de segurança, gestores industriais, profissionais de RH e de segurança do trabalho, desenvolvedores de TIC, consultores, entre outros.

A programação começará às 18h30 com coquetel de recepção. Às 19h00, Rodrigo Saporiti vai proferir a palestra “Desafios dos Treinamentos: a Constante Evolução”. Às 20h30, os diretores da Realidade Aumentada Brasil, Nivaldo Benvenho e João Rodrigo Milanez, farão o lançamento da Aplicação em VR para Treinamentos em Segurança do Trabalho em Vídeos 360º. O público poderá interagir tirando dúvidas e também experimentando o óculos de realidade virtual com vídeos em 360º sobre segurança do trabalho.

Para participar basta confirmar presença acessando: www.realidadeaumentadabrasil.com.br/inscricoes. As vagas são gratuitas e limitadas.

CDF com Elizabeth Debertolis/Assessoria/Senai. Fotos: Divulgação

#cambedefato #realidadeaumentadabrasil #senai #londrina #parana #tecnologia #inovacao #rv360

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s