Crianças do Coral do BPFRON participam de acampamento em Marechal Cândido Rondon

cambedefato.com / 15 de julho de 2019.

Crianças do Coral do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) participaram de atividades de acampamento nos dias 12 e 13 de julho. Foram realizadas diversas oficinas entre elas instrução de primeiros socorros, ordem unida, instrução de amarrações e nós, atividade de escalada, instrução de Azimute e Contra Azimute, montagem de barraca, instrução de adestramento de cães, caminhada em trilha, além de brincadeiras e gincana entre equipes.

Participaram das atividades 18 crianças com idade entre oito e 13 anos. As atividades foram realizadas em um sítio da área rural.Toda a atividade ocorreu sob  a coordenação de uma equipe de Policiais Militares do BPFRON acompanhados de um  monitor de camping com ampla experiência na área, além de um personal trainer, agentes da área de saúde, um escoteiro, entre outros colaboradores. Tudo para garantir a segurança e o bom andamento dos trabalhos com a garotada. As atividades contaram com a participação de pais das crianças que auxiliaram nos trabalhos realizados.

Integração com a comunidade – O Coral do BPFRON é um projeto social que busca aproximar a Polícia Militar a comunidade por intermédio da música; valores cívicos e disciplina. Atualmente, o projeto atende mais de 50 crianças no contraturno escolar com aulas de música no Batalhão uma vez por semana, além de aula de música em uma escola do município, também com atividades de contraturno escolar. As aulas são ministradas pelo Policial Militar e músico Juliano Cezar Zang , sob a coordenação do 1º tenente Luis Eduardo Beiger da Luz, oficial responsável pela implantação do projeto no BPFRON.

De acordo com o comandante do BPFRON, tenente-coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, “o projeto busca a integração do Batalhão de Fronteira com as crianças, trazendo a música e disciplina, trabalhando valores, e estreitando os laços dos que nos sucederão e formarão uma sociedade ainda melhor”.

A iniciativa do Coral Infantil do BPFron já existe há algum tempo, e muitos dos integrantes são crianças que estavam em situação de vulnerabilidade social e foram acolhidas pelo BPFron.

Os garotos e garotas que integram o coral participam de aulas semanais na sede da unidade, sempre no período de contraturno escolar. “A música é, sem dúvida, uma ferramenta facilitadora na busca pelo desenvolvimento saudável da criança. Aprender através dela torna tudo muito mais atrativo”, garante o tenente Luis Beiger.

A primeira aula, que aconteceu no dia 23 de fevereiro deste ano, ganhou destaque quando uma matéria foi publicada no site da PMPR. Na ocasião, apenas oito crianças participavam do projeto. Hoje, esse número chega a pouco mais de 50. E para que as vozes desses garotos pudessem ultrapassar as paredes de uma sala de ensaio – afinal, essa é o propósito do projeto – a unidade se dispõem constantemente a dedicar-se na organização de eventos “extracurriculares”. Ou seja, tocar os corações dos moradores de Marechal com várias apresentações pela cidade. O próximo evento já tem data marcada: 10 de agosto, e ocorre em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) local, no mesmo mês em que a Corporação comemora seus 165 anos de criação.

CDF com BPFRON e Marcia Santos/PMPR. Fotos: BPFRON.

#cambedefato #bpfron #marechalcandidorondon #pmpr #parana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s