Matrículas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) começam em 6 de janeiro

cambedefato.com / 02 de janeiro de 2020.

O período para inscrições para a Educação para Jovens e Adultos (EJA) começa no dia 6 de janeiro (segunda) e vai até o dia 24. Todos que desejarem voltar a estudar e concluir seus estudos devem procurar as instituições que oferecem a modalidade e efetuar a matrícula no local.

Para o ano letivo de 2020, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte readequou o cronograma da EJA para semestral e unificou a matriz curricular. Com isso, os estudantes poderão concluir tanto a etapa do Ensino Fundamental quanto a do Ensino Médio em dois anos.

Além disso, a matriz unificada garante que todas as instituições que ofertam EJA terão as mesmas disciplinas, facilitando a continuidade dos estudos caso seja necessário mudar de escola e facilitando a organização dos professores para a escolha de suas aulas.

A readequação do cronograma não altera a carga horária dos cursos, que será mantida a mesma, mas vem como uma solução para o cenário constatado pela Secretaria: o período prolongado para conclusão dos estudos resultava em grande incidência de abandono. Com a carga horária concentrada, os estudantes terão a chance de terminar os estudos antes.

DOCUMENTOS – Para efetivar a matrícula, o estudante deve procurar a instituição de ensino de seu interesse que oferta a modalidade e levar os seguintes documentos (original e cópia):

Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
RG (para maiores de 16 anos) ou Registro Nacional Migratório – RNM / Protocolo de Solicitação de Refúgio (para estrangeiros);
Cadastro de Pessoa Física – CPF (para maiores de 16 anos e estudantes da Educação Profissional;
Declaração de Vacinação emitida pela Unidade ou Posto de Saúde (para menores de 18 anos);
Fatura recente da concessionária de energia elétrica, dos últimos dois meses;

Comprovante de endereço adicional em nome da mãe/pai/responsável legal pelo estudante, quando a fatura não estiver em nome dos mesmos;
Número de telefone para contato;
E-mail da mãe/pai/responsável legal;
CPF da mãe/pai/responsável legal ou Registro Nacional Migratório – RNM / Protocolo de Solicitação de Refúgio (para estrangeiros);
Histórico Escolar.

QUEM PODE FAZER EJA – O Ensino Fundamental Anos Finais (do 6º ao 9º ano) pode ser cursado por qualquer pessoa com 15 anos completos; já o Ensino Médio pode ser cursado por qualquer pessoa com 18 anos completos.

A EJA não é seriada, ou seja, o aluno não se matricula na série em que interrompeu seus estudos, e sim na etapa (Ensino Fundamental ou Ensino Médio). Mas todos os anos que ele já cursou serão validados para posicioná-lo no semestre da etapa que melhor atenda a sua necessidade.

O tempo máximo de curso para cada etapa é de dois anos, mas pode ser concluído em menor tempo, de acordo com a disponibilidade e os resultados obtidos pelo aluno.

DISCIPLINAS – A matriz curricular prevê as seguintes disciplinas para a EJA Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Inglês, Arte e Educação Física.

A EJA Ensino Médio ofertará as seguintes matérias: Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Espanhol, Arte, Filosofia, Sociologia e Educação Física.

ONDE TEM EJA – Atualmente, a rede estadual de ensino possui 92 Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJAs) e 238 escolas de EJA.

Em Cambé são dois os locais onde o EJA é oferecido: CEEBJA Professora Maria do Carmo Bocatti – Rua Rio Grande do Norte, 20 – centro – fone 3251-6968 e Colégio Estadual Dom Geraldo Fernandes – Rua Goioere, 129 – Jardim Silvino – fone 3251-2776.

Em Londrina são nove os locais onde a modalidade é oferecida: Colégio Estadual Antonio Moraes de Barros – Rua Serra do Roncador, 574. Jardim Bandeirantes – fone 3327-5969; CEEBJA Herbert de Souza – Rua Luis Alves de Lima e Silva, 336 Jardim Itamaraty – fone 3328-3747; CEEBJA Londrina – Av. São Paulo, 294 – Centro – fone 3324-7199; Escola Estadual João Rodrigues Silva – Rua Jurema, 229 – Conjunto Antares – fone 3334-1513; Colégio Estadual João Sampaio – Rua Flamengo, 162 – Vila Yara – fone 3325-4709; Colégio Estadual Professor José Carlos Pinotti – Rua Carlos Bergossi, 360 – Jardim dos Pássaros – fone 3328-4020; Colégio Estadual José de Anchieta – Rua Riachuelo, 89 – Jardim Higienópolis – fone 3324-2625; Colégio Estadual Olavo G. Ferreira – Rua Sinode Bighinatti, 266 – Conjunto Avelino Vieira – fone 3348-0473; Colégio Estadual Professora Rina M. de J. Frangovig – Rua Rinaldo dos Santos, Jardim Campos Elíseos – fone 3342-1528.

Veja no link a seguir a lista de todos locais que oferecem a modalidade de ensino, segundo a Secretaria de Estado de Educação:  http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/EJA/escolasEJA2019.pdf.

CDF com AEN. Fotos: Hedeson Alves/Arquivo-SEED

#cambedefato #seed #eja #educacao #jovens #adultos #supletivo #parana


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s